Atividades Desenvolvidas

Escolas de Educação Infantil Eduarda Pujol Zaniratti

Os dois últimos anos, 2023 e 2024 foram de inúmeros desafios e conquistas para nossas crianças das ECEIS Eduarda, Duda I : Av Economista Nilo Wulff, 929, fundos - Restinga Nova - Porto Alegre/RS e Duda II: Rua Elzira Nunes da Silva, 100 - Restinga, Porto Alegre/RS como são carinhosamente chamadas. Escolas que estão há mais de uma década na comunidade restinguense, desde 2012 e 2015 respectivamente, anos de muitas histórias no bairro do extremo sul de Porto Alegre. Tivemos grande participação das nossas famílias nas ações com a escola, para que os mesmos pudessem acompanhar a vida escolar dos seus filhos e contribuírem de forma significativa nos processos de ensino aprendizagem, em parceria com a escola.

 

Tivemos ampliação do repertório cultural e vocabulário das crianças, letramento matemático e linguístico, linguagens tecnológicas por meio das contações de histórias, cantigas de rodas, rodas de conversas, escritas de cartas, desenhos, produção de vídeos, assembléias, escutas das crianças, autonomia e identidade, inúmeras foram as ações e atividades que desenvolveram nas crianças a investigação, criação, encantamentos e nos educadores a escuta e olhar atento, a observação, as diferentes intencionalidades, para que as crianças continuem se desenvolvendo de forma integral.

Aniversariantes do mês

Para celebração da vida, mensalmente cada grupamento da escola fica responsável em realizar uma escuta atenta com as crianças e preparar esse momento juntamente com as crianças, que escolhem o tema, as músicas e como será esse momento de celebração.

Muitas linguagens são trabalhadas durante a preparação desse contexto como a produção dos convites, a matemática calculando quantos aniversariantes têm no mês, quantos convites irão entregar, a gráfica e da modelagem para a decoração, entre outras. Celebrar a vida é um momento muito importante para o fortalecimento de vínculos e um momento de muita alegria e aprendizagem.

 

Alimentação

Durante o atendimento em período integral as crianças realizam 4 refeições diárias, sendo lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. As crianças a partir do B2 são convidadas a observar os alimentos; a partir do MII as crianças são convidadas para o self-service e se alimentar, conquistando gradativamente autonomia. O educador participa auxiliando as crianças que estão com dificuldade e incentivando- as a experimentar novos alimentos e a evitar o desperdício.

A escola, assim como a família, tem papel importante na educação alimentar das crianças, por isso diariamente são oferecidas frutas e alimentos diversificados para que as crianças possam ampliar suas experiências gustativas e criar suas preferências baseadas em uma alimentação mais saudável e equilibrada.

 

Projeto Alimentação Saudável

Com o objetivo de incentivar a participação das famílias no cotidiano escolar, através da Sacola dos Vegetais (2023) e 'Bichinho' no meu dente não! (2024), proporcionamos às crianças o ensino lúdico da higienização bucal e introdução alimentar de frutas, verduras e legumes através desses projetos. As crianças trocaram experiências por quase 4 meses e foi uma vivência incrível e significativa tanto para as famílias, crianças, quanto para as educadoras e escola.

 

Formação com os educadores

Semanalmente nossos professores têm 2h de formação continuada com diversas temáticas, assim, como as paradas pedagógicas mensais, partindo das necessidades, escuta atenta e olhar sensível dos atores da escola, estudos dos documentos oficiais da SMED e da instituição. No início do ano foi realizado o alinhamento do projeto político pedagógico, partindo dos diferentes olhares e objetivos de toda comunidade educativa, refletimos sobre a documentação pedagógica, como fazer, o que observar, sobre os planejamentos e as propostas investigativas, as intencionalidades, concepção e organização dos ambientes, semana mundial do brincar, elaboração dos registros de aprendizagens, rotina e espaços na educação infantil, educação antirracista, mostra cultural da escola, avaliação do projeto político pedagógico, entre outros temas, que foram surgindo de acordo com as necessidades e desafios do cotidiano.